Como pôde sobreviver?? Autor: Dejan Trifunovic

1 - Os carros não tinham cintos de segurança, apoios de cabeça, nem air-bag!!

2 – Íamos soltos no banco de trás fazendo aquela farra! E isso não era perigoso!

3 - As camas de grades e os brinquedos eram multicores e no mínimo pintados com umas tintas “duvidosas“ contendo chumbo ou outro veneno qualquer.

4 - Não havia travas de segurança nas portas dos carros, chaves nos armários de medicamentos,detergentes ou químicos domésticos.

5 – A gente andava de bicicleta para lá e pra cá, sem capacete, joelheiras, caneleiras e cotuveleiras...

6 - Bebíamos água da torneira, de uma mangueira, ou de uma fonte e não águas minerais em garrafas ditas...¨esterilizadas¨...

7.- Construíamos aqueles famosos carrinhos de rolimã e aqueles que tinham a sorte de morar perto de uma ladeira asfaltada, podiam tentar bater records de velocidade e até verificar no meio do caminho que tinham „economizado“ a sola dos sapatos, que eram usados como freios...E estavam descalços...

8 - Íamos brincar na rua,

9 - Tínhamos aulas só de manhã,

10 - Gessos, dentes partidos, joelhos ralados...Alguém se queixava disso?

11 - Comíamos doces à vontade,Pão com manteiga,bebidas com o (perigoso)açúcar.Não se falava de obesidade - brincávamos sempre na rua e éramos super ativos ...

12 - Dividíamos com nossos amigos uma Tubaína comprada naquela vendinha da esquina, gole a gole e nunca ninguém morreu por isso ....

13 - Nada de Playstations, Nintendo 64,X boxes, jogos de Vídeo , Internet por satélite, videocassete,Dolby surround, celular com câmera Computador,Chats na Internet ... Só amigos.

14 - E os nossos cachorros? Lembram?

Nada de ração. Comiam a mesma comida que nós (muitas vezes os restos), e sem problema algum!Banho quente? Xampú?
Que nada! No quintal, um segurava o cão e o outro com a mangueira (fria) ia jogando água e esfregando-o com (acreditem se quiserem) sabão (em barra) de lavar roupa!

Algum cachorro morreu (ou adoeceu) por causa disso??

15 - A pé ou de bicicleta, íamos à casa dos nossos amigos, mesmo que morassem a kms de nossa casa,entrávamos sem bater e íamos brincar.

16 - É verdade! Lá fora, nesse mundo cinzento e sem segurança! Como era possível? Jogávamos futebol na rua, com a trave sinalizada por duas pedras, e mesmo que não fossemos escalados ... ninguém ficava frustrado e nem era o “FIM DO MUNDO“!

17 – Na escola tinha bons e maus alunos. Uns passavam e outros eram reprovados. Ninguém ia por isso a um psicólogo ou psicoterapeuta. Não havia a „moda“ dos „superdotados“, nem se falava em dislexia, problemas de concentração, hiperatividade. Quem não passava, simplesmente repetia de ano e tentava de novo no ano seguinte!

18 - Tínhamos: Liberdade,Sucessos, Deveres ...e aprendíamos a lidar com cada um deles!
A única verdadeira questão é:como a gente conseguiu sobreviver??? E acima de tudo, como conseguimos desenvolver a nossa personalidade?

Você também é dessa geração?Se sim, então mande este e-mail aos seus amigos desse tempo, e também aos seus filhos e sobrinhos, para que eles saibam como era no... Nosso tempo !

Sem dúvida vão responder que era uma chatice, mas ...
Como éramos felizes!!!

7 comentários:

  1. E eu fico com dó dos meus filhos que não vão passar por isso.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post e o blog todo! A começar pelo nome!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Verdade, dirao isso mesmo.

    A cada linha ia revivendo, palavra a palavra, virgula a virgula cada emocao aqui descrita.

    E nas epocas de frutas como manga? Subir no pe ou ficar atirando pedras ou ainda, atirando mangas do chao naquela amarelinha laaaaaa em cima? chupavamos aquelas mangas sem lavar nem nada, o caldo escorria pelo ante braço e lambiamos....e aqui estamos...sobrevivemos p contar.

    Td isso me fez recordar uma melodia, q apesar de eu n ser do tempo da melodia, tem td a ver: "Q saudades da professorinha, q me ensinou o be a ba, jogo de botao pela calcada, meu primeiro amor, onde andara..." se n me engano a autoria eh Lupcinio Rodrigues.

    Enfim, amei essa viagem aa minha infancia.
    Valeu.

    Bjs e otimo fds.

    ResponderExcluir
  4. Luciana eu tbém minha querida..alguma coisa tento passar pra eles..mas é só...
    Seja bem vinda..
    Bjka

    ResponderExcluir
  5. Stella seja bem vinda minha querida..visite meus outros blogs tbém..acho que vai gostar..
    Bjka

    ResponderExcluir
  6. Elcio meu amigo é sempre bom quando somos lembrados das coisas maravilhosas.
    Visite o Beth Cerquinho Artesanando a Vida e se divirta...
    abraço

    ResponderExcluir
  7. Deus existe e se eu volta em outra vida, Queria que fosse nessa epoca, tempo de felicidade que não volta mais, Deus meu Deus como eu queria viver isso novamente, Que saudadeeeeee!!!!!!!

    ResponderExcluir